quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Ramadã


O mês mais sagrado do Islã, o Ramadã, inicia-se hoje (11/12 de Agosto dependendo da região) - um dos “cinco pilares” do Islão, juntamente com a profissão de fé (chahada), a oração (salat), a esmola (zakat) e a peregrinação aos lugares santos de Meca e Medina (hadj) - e terá a duração de um mês lunar e terminará com a Aid el-Fitr ou “festa da ruptura”.

O Ramadã é o nono mês do calendário Islâmico, o da revelação do Alcorão ao Profeta Muhammad (salallahu alaihi wa salam) e tem início quando se observa a olho nú o aparecimento do quarto crescente da Lua, daí a data não ser a mesma em todos os países.

Durante o mês do Ramadã, mais de mil milhões de muçulmanos adultos em todo o mundo devem abster-se de beber, comer, fumar ou ter relações sexuais entre o nascer e o pôr-do-sol, excluindo-se os idosos, as crianças, as mulheres grávidas, os doentes e os viajantes.

É um período de reflexão, de generosidade, de estabelecimento de uma aproximação mais profunda com o criador em que os muçulmanos não só valorizam o que têm mas sentem um pouco na pele o que os outros não têm, através da caridade e do próprio jejum.

Ao longo do mês irei postar mais informações sobre o sagrado mês do Ramadã.

A todos os muçulmanos “Ramadan Karim”!

Foto: Mulher indonésia lê o Alcorão para uma criança no primeiro dia do Ramadã.

Nenhum comentário: